Pele

Como o calor excessivo no dia-a-dia afeta a pele e como se prevenir?

Pele

O calor em excesso pode ocasionar diferentes impactos na pele, resultando em uma série de problemas dermatológicos.  Pensando nisso, a Slim Patch Brasil apresenta neste artigo sobre como o calor excessivo afeta a pele, e também, traz dicas de prevenção contra danos. Boa leitura! Como o calor pode afetar a pele?  É recomendado…

COMO O CALOR PODE AFETAR A PELE? 

É recomendado ter cuidado com o calor, principalmente no verão, pois, o seu excesso pode ocasionar uma série de problemas para a saúde da pele. 

Acompanhe como o calor afeta negativamente a saúde da pele e encontre dicas para minimizar esses impactos: 

Desidratação 

O calor excessivo na pele pode levar à desidratação grave. Isso acontece, pois o calor é responsável por aumentar o nível de transpiração, ocasionando a perda de água

Por isso, é extremamente importante cuidar da hidratação do corpo e da pele. Uma forma de prevenção é beber bastante água durante o dia e utilizar produtos de skincare adequados.

Além de ingerir água, não deixe de caprichar na hidratação da sua pele, utilizando cosméticos que ajudam a reter a água e formam uma barreira cutânea. 

Queimaduras solares 

A exposição ao sol em excesso pode ocasionar queimaduras solares, que trazem uma série de malefícios para a pele, como:

  • vermelhidão extrema;
  • descamação;
  • aumento do risco de câncer de pele.

Para evitar isso, é necessário seguir alguns passos de prevenção. O mais importante é o uso de protetor solar. 

Além disso, utilize roupas que proporcionem proteção UV, como chapéus e roupas de manga longa, principalmente em casos de alta exposição durante o pico da radiação solar.

Envelhecimento precoce

A pele passa por um processo natural de envelhecimento que pode ser antecipado e acentuado por conta da alta exposição ao calor e aos raios UV, podendo resultar em rugas, linhas de expressão e perda de elasticidade. 

Para a prevenção, além do uso do protetor solar, é recomendado o consumo de alimentos e suplementos que sejam ricos em antioxidantes. 

Os antioxidantes são responsáveis por neutralizar os danos ocasionados pelos radicais livres causadores do envelhecimento. 

Aumento de oleosidade e acne

O calor é conhecido por estimular as glândulas sebáceas, responsáveis pelo aumento da produção de óleo na pele.

Isso pode ocasionar o aumento do nível de oleosidade da pele, contribuindo para o surgimento de acne.  Como forma de prevenção, é recomendado o uso de itens de skincare adequados para a pele acneica, capazes de fazer a remoção do excesso de oleosidade, sem causar o ressecamento da pele. Opte por produtos não comedogênicos, eles não obstruem os poros.

Irritações e alergias

O excesso de calor e umidade contribuem para um ambiente propício para o desenvolvimento de irritações cutâneas, alergias e erupções. 

Para evitar, é indicado que você mantenha sua pele sempre limpa e seca, evitando o acúmulo de suor. Procure um especialista da área da saúde, se necessário. 

Tenha em mente que em dias mais quentes, é importante optar por roupas mais leves e respiráveis, para assim contribuir para a minimização da fricção e irritação. 

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!